BEM-VINDOS(AS)

Bem-vindo(a) ao Blogue do Ramo de Portimão, esperamos que através de nosso trabalho, sintas todo o amor e carinho que os membros do Ramo tem por ti.
Se houver qualquer sugestão que queira compartilhar conosco para melhorar o nosso Blogue, por favor, mande-nos um
e-mail para
daniedvaldo@hotmail.com Obrigado!

Staff do Blogue

segunda-feira, março 16, 2009

CONHECENDO MELHOR PORTIMÃO...

Clique na foto para ver em tamanho gigante

É mais um concelho que “explodiu” literalmente nos últimos anos. A cidade de Portimão tem um total de cerca de 45.000 habitantes – sendo que apenas 7.000 residem no resto do concelho. Cobre uma área de 183 km² e é constituido por três freguesias: Portimão, Mexilhoeira Grande e Alvor.
Depois de Faro, Portimão é actualmente a segunda mais importante cidade comercial do Algarve – e tem o segundo maior porto de pesca, depois de Olhão. Os navios cruzeiros usam regularmente o porto e nos últimos anos a Câmara Municipal retirou todos os entraves burocráticos para poder colocar Portimão no mapa turístico. A cidade tem até o seu próprio autódromo.
A realização de grandes eventos desportivos está na sua lista de prioridades – a par dos eventos culturais. Este é também o centro de exposições como a BLIP (Better Living in the Algarve) e muitas outras durante todo o ano: todas concebidas para promover o comércio local.
E que resta do passado histórico de Portimão? Muito pouco. O edifício mais antigo e agora modernizado é a Igreja do Colégio, também Junta de freguesia. Tem azulejos dos séculos XVII e XVIII, mas a componente mais antiga é um portal do século XIV. Cartagineses, Romanos e Mouros residiram neste concelho mas infelizmente não restam relíquias e não existe nenhum museu arqueológico. Há contudo o recém-inaugurado Museu Municipal, que nos leva numa viagem aos velhos tempos das fábricas conserveiras – de facto, um dos aspectos da sua história e Portimão nunca tenciona esquecer a sua relação com a sardinha... a cidade é a terra da sardinha e acolhe todos os anos no Verão o alegre Festival da Sardinha. (Se quiser apanhar o seu próprio peixe, o cais de Portimão é um dos principais pontos de partida de barcos especialmente equipados para a pesca. Ao longo da zona ribeirinha, operadores turísticos promovem cruzeiros ao longo da costa, bem como subidas do Rio Arade até à histórica cidade de Silves).
A Praia da Rocha é o cartão-de-visita de Portimão – o primeiro sítio do Algarve a ser transformado num resort. Para muitos, a Praia da Rocha já deu o que tinha a dar. É hoje uma selva de betão com blocos de apartamentos, cafés, bares, restaurantes. A praia principal é vasta. De um lado da linha da costa, guardando a entrada do rio, encontra-se a Fortaleza de Santa Catarina, construída entre 1521 e 1557. Do outro esconde-se um túnel chamado Buraco da Avó, que liga a praia da Rocha a outras mais pequenas e rochosas.
Um pouco mais abaixo na costa, Alvor – antes uma aldeia piscatória adormecida – é hoje mais um exemplo do impacto dos apetites urbanísticos em Portimão.

fonte:Jornal 123 online

MAPA DA AREA DO CONCELHO
CLIQUE AQUI